quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Destreza na Educação Infantil


A destreza pode ser qualificada quanto à proporcionalidade física ou não, tendo em conta que ainda temos no mesmo grupo,VELOCIDADE,FORÇA,RESISTÊNCIA.

Destreza também é uma maneira de dizer HABILIDADE,AGILIDADE,APTIDÃO. Em crianças,a destreza manual normalmente é desenvolvido através de atividades que exijam também de coordenação motora e visual. Algumas crianças desenvolvem as habilidades motoras finas são mais rápidos e mais fortes do que os dos outros, e algumas crianças com fracas habilidades motoras finas são mais lentas para cópia de quadro,para as atividades colorir,desenhar,recortar e nas tarefas de casa.

Uma vez que existem muitas razões pelas quais as habilidades motoras finas e os associados destreza manual pode ser afetado, terapeutas ocupacionais pediátricos trabalham com crianças para melhorar a sua destreza manual.

Destreza manual é a capacidade para as mãos e os dedos para fazer movimentos coordenados. Fortes habilidades motoras finas, como as utilizadas para escrever, tricô, costura,tocar um instrumento e outras atividades que envolvem as mãos e dedos,exigem uma maior destreza manual.

Existem muitas formas de ajudar a melhorar as habilidades manuais do seu filho ou seu aluno através de exercicios com os dedos e mãos da criança.Algumas atividades para trabalhar a destreza manual são:

-atividades modelagem(massinha,argila,barro,areia e porcelana fria)
-atividades enroscar e desenroscar
-alinhavo
-dobradura
-costura na tela talagarça
-tocar uma instrumento
-brinquedos com legos(peças vários tamanhos)
-colagem com cereais,pedrinhas,emborrachado(tipo mosaico)
-confeccionar brinquedos com sucatas
(bilboquê,boliche,vai e vem,pião,maracá,quebra-cabeça,peteca,bola de meia,boneco de pano,porta-treco,cofrinho)
-brinquedos com legos(peças vários tamanhos)
 
Fonte: TERAPIA OCUPACIONAL - Johanna Cordeiro Melo Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário