segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Expressão Teatral: Desenvolvimento da Concentração

O corpo é a ferramenta principal de todo o ser humano, para sua locomoção e expressão no convívio social. As ferramentas do teatro adquiriram força maior no auxilio aos métodos de ensino, quer seja formal ou não formal. O teatro pode ser um ótimo canalizador e transformador de ideais e idéias dos jovens. Quando método e experiências são conjugados para oferecer inspiração e instigação para novas possibilidades de inclusão social e auto estima, é possível contabilizar ricas experiências e novas saídas para os problemas da violência e exclusão em nossa sociedade.


O circo tem se utilizado das técnicas do teatro, para a construção de personagens, cenas específicas e gags ao longo dos anos. Este trabalho buscará oferecer essas possibilidades para os interessados: unir as técnicas básicas de teatro com as técnicas variadas circenses.

Dar ferramentas que possibilitem as crianças a experimentarem novas possibilidades de uso de seus corpos e investigação de suas possibilidades criativas, tendo como meio, o teatro- circo e suas vertentes.

Oferecer as ferramentas básicas da modalidade teatro, como fonte de interesse no trabalho em grupo e a descoberta da individualidade de cada criança.

Através de jogos e experimentos do improviso, buscar criar pequenas cenas teatrais, fazendo com que as crianças tenham esse contato com o Teatro como forma de se expressar com mais segurança e a valorização pessoal e auto estima.

Incentivar as crianças a experimentar as técnicas circenses com utilização do teatro para a construção de personagens.

A troca de experiência e vivências utilizando-se das técnicas do Teatro tem resultado em ótimas conquistas no que se diz respeito a busca da auto estima e o aprendizado, mesmo que básico, de novas possibilidades de expressão de nossos jovens. Hoje em dia a utilização de expressões artísticas no apoio à educação formal tem obtido respostas significativas na elevação da auto estima e de abertura de novos horizontes para as crianças e jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário